X

Preencha o formulário e entre em contato com nossos especialistas.

O QUE É HALITOSE?




A halitose é um odor desagradável ou ofensivo, que é eliminado através da cavidade oral. Tem origem na boca em 90-95% dos casos, sendo por problemas da gengiva e principalmente da língua.

A halitose é causada em cerca 80% dos casos por putrefação de material orgânico da cavidade oral, originada da degradação que bactérias orais produzem de restos e sobras de alimentos.

A consequência da putrefação é a produção de gases fétidos, sendo os mais comuns, os chamados Compostos Sulfurados Voláteis (CSV). Esses gases possuem enxofre na sua composição e assim um forte odor de ovo choco.

Este desequilíbrio na cavidade oral gera um depósito de material orgânico sobre a língua formando uma placa esbranquiçada chamada de ‘saburra lingual’.

O portador do mau hálito não percebe o odor pois o nosso organismo camufla o mesmo como mecanismo de defesa. Assim apenas outras pessoas próximas sentirão o cheiro.

Isso é uma das grandes causas do portador da halitose ficar constrangido, pois nunca sabe se está com o problema. Esse constrangimento pode deixá-lo com sérios problemas psicológicos e consequentemente com prejuízos profissionais, sociais e amorosos.

Então uma das principais dificuldades do tratamento é fazer o paciente tomar conhecimento que tem o problema, pois geralmente por motivos culturais o mesmo é poupado até por pessoas mais próximas, assim não procura ajuda. Já os que procuram geralmente decepcionam-se com os resultados frustrando-os cada vez mais.